top of page
bandeira-brasileira-tremulando.gif
logo-apiscure-fixo.gif
banner-medicinaazulpiscante.gif
big_bee.gif
foto-apacame.jpg
foto-apiscure-3liquido.jpg
mail_caneta.gif
voltar.jpg

              Fatores de Risco para Câncer de Fígado

 

  Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns fatores como fumar, podem ser controlados, enquanto, outros, como, por exemplo, o histórico pessoal, idade ou histórico familiar, não podem ser alterados.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter uma doença como o câncer. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido.

 

Se uma pessoa com câncer de fígado tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Vários fatores de risco podem tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver câncer de fígado.

Fatores que podem aumentar o risco do câncer de fígado

  • Gênero. O carcinoma hepatocelular é muito mais comum em homens que em mulheres. Muito provavelmente devido aos comportamentos que afetam alguns dos fatores de risco descritos abaixo. O subtipo fibrolamelar é mais frequente nas mulheres.
     

  • Raça. Os asiáticos têm as maiores taxas de câncer de fígado, seguido pelos índios americanos, nativos do Alasca, latinos, negros e brancos.
     

  • Hepatite viral crônica. O fator de risco mais comum para câncer de fígado é a infecção crônica por vírus da hepatite B ou C. Essas infecções levam à cirrose hepática e são responsáveis por tornar o câncer de fígado um dos mais incidentes em muitas partes do mundo. Esses tipos de hepatite podem ser transmitidos de pessoa para pessoa através do uso de agulhas contaminadas, sexo sem proteção, parto ou transfusões de sangue.

  • Quando o Paciente procura o tratamento Homeopático, é possível obter resultado Clínico satisfatório, com o APISCURE. Para isso é importante o enviar perguntas sobre o estado Clínico, por email:apiterapia@apiscure.com.br
     

  • Cirrose. A cirrose é uma doença em que as células do fígado são danificadas e substituídas por tecido cicatricial. Pessoas com cirrose têm um risco aumentado de câncer de fígado. A maioria das pessoas que desenvolve a doença já tem alguma evidência de cirrose. Existem várias causas possíveis de cirrose, a maioria dos casos ocorre em pessoas que abusam do álcool ou tem hepatite B ou C crônica.
     

  • Doença hepática gordurosa não alcoólica. É uma condição em que as pessoas que consomem pouco ou nada de álcool desenvolvem um fígado gorduroso, muito frequente em pessoas obesas. Pessoas com esse tipo de doença, conhecida como esteatose hepática não alcoólica, podem desenvolver cirrose.
     

  • Cirrose biliar primária. Alguns tipos de doenças autoimunes que afetam o fígado também podem causar cirrose. Por exemplo, a chamada cirrose biliar primária, quando os ductos biliares do fígado são danificados e até destruídos, podendo levar à cirrose. Pessoas com cirrose biliar primária avançada têm um alto risco de desenvolver câncer de fígado.

  • Doenças metabólicas hereditárias. Certas doenças metabólicas hereditárias podem levar à cirrose. Pessoas com hemocromatose absorvem quantidades excessivas de ferro de sua alimentação, e termina se alojando nos tecidos de todo o corpo, incluindo o fígado. Se uma quantidade grande de ferro se acumular no fígado, pode levar à cirrose e ao câncer hepático.
     

  • Alcoolismo. O alcoolismo é uma das principais causas da cirrose, que por sua vez está ligada a um risco aumentado de câncer de do fígado.
     

  • Tabagismo. Fumar aumenta o risco de contrair câncer de fígado. Ex-fumantes têm um risco menor do que os fumantes, mas ambos os grupos têm um risco maior do que aqueles que nunca fumaram.
     

  • Obesidade. Ser obeso aumenta o risco de câncer de fígado, provavelmente, porque pode resultar em esteatose hepática (fígado gorduroso) e cirrose.
     

  • Diabetes tipo 2. Tem sido associada a um risco aumentado de câncer de fígado, geralmente em pacientes que também têm outros fatores de risco, como o consumo exagerado de álcool ou hepatite viral crônica. Esse risco pode ser aumentado porque as pessoas com diabetes tipo 2 tendem a ter excesso de peso ou obesidade, que por sua vez também pode causar problemas hepáticos.
     

  • Doenças raras. As doenças raras que aumentam o risco de câncer de fígado incluem tirosinemia, deficiência de alfa1-antitripsina, porfiria cutânea tardia, doenças de armazenamento de glicogênio e doença de Wilson.

banner-como_comprar.gif
banner-skype (2).gif
banner-0800-alcoolismo.gif
banner-hidrocolon (2).gif

   ENTRE EM CONTATO PELO WAHTSAPP BUSINESS 11971991763  com o Dr.THARSIS         

bottom of page